Passo Fundo é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul.

É a maior cidade do norte gaúcho, sendo considerada cidade média, com população estimada em 203 275 habitantes, conforme dados do IBGE em 2019.[5] Possui um grande número de edifícios, sendo uma das cidades mais densas do estado.

O PIB do município, em 2016 (IBGE), foi de R$ 8.398.420.000 e a renda per capita, de R$ 42.459,59[9]. A cidade é conhecida como "Capital do Planalto Médio", "Capital Nacional da Literatura", "Lugar de ser Feliz" e "Capital do Norte".

Caracterizada pelo clima temperado, média de 17ºC durante o ano, Passo Fundo é marcada pela tradição gaúcha. Os turistas que passam pelo local, sobretudo os que não são da região Sul, devem visitar o Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda (CTG). Além de conhecer mais sobre a cultura local, os visitantes podem conferir as apresentações de danças e saborear as comidas típicas. Outro ponto turístico a ser explorado é o Parque Roselândia, que fica nas imediações do CTG Lalau Miranda. Durante o passeio pela área verde do parque, você pode tomar o tradicional chimarrão, erva-mate que não pode faltar em uma roda de gaúchos, deixando o clima mais quente e acolhedor.

Uma parada obrigatória pela cidade de Passo Fundo é a visita aos museus de Artes Visuais Ruth Schneider e Histórico Regional. O espaço do Museu Histórico Regional tem um vasto acervo nas áreas antropológica, indígena, tecnológica, documental e fotográfica, além de outros setores que registram o cotidiano da comunidade. Já o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider leva o nome da artista plástica passofundense que fez doações de obras para o acervo do museu. Os dois museus ficam localizados no centro da cidade.

Se você quiser continuar o passeio a pé, pode conhecer a Catedral Nossa Senhora Aparecida, que também fica no centro da cidade, em frente a Praça Marechal Floriano. O local chama a atenção pela sua grandiosidade arquitetônica e sempre está aberto ao público. Sua fachada externa tem quatro estátuas que simbolizam os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João.